MMIW: Amber Tuccaro
CANADÁ, 2010 - Amber Tuccaro, de 20 anos, desapareceu após aceitar uma carona de um homem desconhecido. Em seus últimos momentos de vida, ela fez uma ligação onde ela expressava preocupação com o caminho que o homem estava fazendo, acreditando que ele não estava levando-a ao local onde ela pediu.
A investigação do caso de Amber pela polícia canadense foi amplamente criticada pela família, que alegou negligência e falhas. Em 2025 faz 15 anos que Amber desapareceu e 13 que seu corpo foi encontrado. Porém, seu assassinato permanece sem solução, sendo um dos muitos casos de mulheres indígenas desaparecidas ou assassinadas no Canadá.
MMIW é a abreviação da sigla em inglês de 'Missing & Murdered Indigenous Women', que em portugês significa Mulheres Indígenas Desaparecidas & Assassinadas. É um movimento criado para aumentar a conscientização sobre a violência desproporcional sofrida por mulheres indígenas e mostrar como os casos dentro desse grupo nem sempre são levados a sério desde o início, quando o tempo é crucial para a resolução de crimes.
OUÇA PELA APPLE PODCASTS:
OUÇA PELO SPOTIFY:
Ouça ao episódio pelos players acima ou nas seguintes plataformas:
Galeria
Fontes
Documentários e Vídeos:
www.youtube.com/watch?v=mwqZcfJN6gs
Podcasts:
www.voicesforjusticepodcast.com/post/amber-tuccaro
Reportagens:
www.cbc.ca/missingandmurdered/mmiw/profiles/amber-alyssa-tuccaro
https://en.wikipedia.org/wiki/Death_of_Amber_Tuccaro
www.aptnnews.ca/national-news/amber-tuccaros-family-still-seeking-answers/
SOBRE MMIW E ESTATÍSTICAS:
Episódio escrito, narrado e editado por Luciana Piffer | Música tema: Mystery Logo - Archimusic | Música final: Trick or Treat (instrumental) – RYYZN